sábado, 2 de junho de 2012

DERMEVAL SAVIANI




BIOGRAFIA DE SAVIANNI

Dermeval Saviani: Nascido em Santo Antônio de Possé - SP, em 03/02/44. Estudou em escola Pública durante o primário e ginasial e o curso colegial no Seminário Nossa Senhora da Conceição já em Cuiabá.  E no Seminário de Aparecida, em SP, onde concluiu em 1962 o Curso Colegial. Foi integrante do movimento JOC ­ juventude Operária Católica.
Fez estudos de Filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bento da PUC/SP, que era um reduto de estudantes burgueses. Trabalhava, nesta época, no Banco Bandeirantes e concluiu seu curso de Filosofia, em 1966. Anos depois foi lecionar Filosofia, e começou a trabalhar na Secretaria de Educação de São Paulo. Foi professor do Curso de Pedagogia da PUC/SP dando grande contribuição no desenvolvimento de mestrados e doutorados. Assim o fez em outras Faculdades que lecionou. Prestou o curso de Doutorado e foi aprovado. Fundou o ANPED.
Participou da elaboração da LDB
Atualmente é requisitado para palestras, compor mesas de Mestrados Doutorados, enfim...
Preocupou-se bastante com as questões da escola pública. Possui bastante contribuição escrita na área de educação.

CONCEPÇÃO DE SAVIANI SOBRE CONCEITOS PEDAGÓGICOS RELACIONADOS À SUA OBRA:ESCOLA E DEMOCRACIA


CONCEPÇÃO DE SAVIANI SOBRE CONCEITOS PEDAGÓGICOS RELACIONADOS À SUA OBRA:ESCOLA E DEMOCRACIA
ESCOLA OK
ENSINO
APRENDIZAGEM

·         A escola deve estar a serviço dos interesses dos povos.
·         Garantir ensino de qualidade para a todos. O que se ensina deve ser pertinente para a vida do alunado, numa perspectiva futura.
·         Escola e Democracia devem andar juntos
·         A inserção da criança na escola minimiza a marginalidade e a criança não se sente  excluída.  Marginalidade e exclusão não servem para a sociedade

·          Professor deve estar sempre presente na vida dos alunos

·         Os conteúdos devem ser vistos como conteúdos que estimulem o pensar considerando a realidade que deve ser pensada criticamente

·         As políticas públicas devem cumprir seu papel junto a escola na construção de programas benéficos para a educação e consequentemente a escola


   

·         O ensino  está pautado nas teorias críticas e  não críticas  e teorias crítico-reprodutivistas  função do ensino
·        
A obra Escola e Democracia, -as teorias não críticas da educação são tratadas no contexto da educação e correntes pedagógicas

·         - A pedagogia tradicional  vê a educação como a correção da marginalidade
·         -teoria tecnicista,com vistas a formação da profissionalização do aluno

·         Já as teorias crítico-reprodutivistas não apresentam proposta  pedagógica, e visualizam a  escola, a educação e os as pessoas que faze parte destes,destacando, a burguesia e o proletariado.

·         A escola não soluciona todos osm problemas,mas  pode minimiza-los através do intelecto e tralhando suas capacidades para o mundo.

·         O ensino é produção de saber aproveitando os conteúdos na busca da transformação para uma concorrência mais nivelada.


Aprender está pautado no desenvolvimento da capacidade de organizar informações e organizando informações  dados através de experiências dependendo da interesse do aluno e do professor e mais contexto da sala de aula,sendo necessário que o professor tenha uma visão prévia do que o aluno já sabe
·         O aluno por sua vez busca entender que o professor explicita
·         A aprendizagem quer dizer o aluno conseguiu fazer síntese das informações dadas e adquiriu  visão mais ampla .

·         O fracasso escolar é reflexo de fatores externos, tais como saúde, nutrição, fatores psicológicos e cognitivos, bem como de ordem familiar, e a carência destes contribuem negativamente para a aprendizagem 

·         A evasão contribui para negativamente para a aprendizagem daí, necessário um educação em que o estado esteja atento.
·         Saber educacional, aquele que envolve a disciplina e o intelecto do aluno  Durante a aprendizagem, é necessário ajudar o aluno para crescer sabendo opinar e julgar num contexto de liberdade humana.

   


·         O ensino é a elaboração de questionamentos,hipóteses,experimentações para que o aluno se torne independente frente à sociedade.
   








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