sexta-feira, 1 de junho de 2012

IVANI FAZENDA



 


   A interdisciplinaridade proporciona uma nova maneira diante do conhecimento, uma transformação de atitude em busca do contexto do conhecimento, em busca do ser como indivíduo integral. A interdisciplinaridade visa garantir a constituição de um conhecimento global, rompendo com os limites das disciplinas. Para isso, será preciso, como confirma Ivani Fazenda, “uma postura interdisciplinar”, que é uma atitude de busca, de inclusão, de acordo e de harmonia diante da informação.
Com a interdisciplinaridade. Todos ganham Os alunos, porque aprendem a trabalhar em grupo, acostumados a essa experiência de aprendizagem em grupo melhoram a integração com os colegas.
Os professores, porque se veem forçados pelos próprios alunos, a expandir os conhecimentos de outros campos; têm menos problemas de disciplina e melhoram a interação com os colegas de trabalho. A escola também ganha com porque a sua proposta pedagógica é realizada de modo ágil e competente; há menos problemas com disciplina e os alunos começam a constituir um relacionamento de cooperação e parceria com o pessoal da equipe escolar, e com a comunidade onde está inserida a escola.  O procedimento do trabalho interdisciplinar supõe atitude e método, envolvendo relação de conteúdos; atravessando uma percepção fragmentária para um entendimento unitária do conhecimento; ultrapassando a dicotomia entre ensino e análise, avaliando sobre o estudo e a pesquisa, a partir do apoio de várias ciências. Além disto, o ensino-aprendizagem estar localizado na visão de que aprendemos ao longo de toda a vida (educação continuada). Articular sabedoria, informação, conhecimento, meio ambiente, escola, sociedade etc., tornou-se, recentemente, a finalidade da interdisciplinaridade que se manifesta por um fazer coletivo e solidário na coordenação da escola.
     Em meio aos relatos de seus alunos, Ivani Fazenda é taxativa: “Na interdisciplinaridade, é importante ser breve, curto e saber quando parar. Se não fosse assim, eu estaria aqui monopolizando esta aula. Temos que dar voz a cada um, no momento adequado. E a interdisciplinaridade supõe um olhar atento, ela não desconsidera a disciplina. Há necessidade de um projeto prévio, com etapas definidas, discutidas e reinventadas a cada dia, nunca ignorando o conhecimento prévio dos alunos.
      Avaliar o problemático da relação aluno X professor X escola é bastante interessante. Sendo assim, a interdisciplinaridade e a democracia pedagógica são consideradas elementos facilitadores da busca constante dos elementos e dos valores a serem transmitidos nessa civilização em mudança.
   Segundo Ivani Fazenda (1996 : 14 ) escreve que “ perceber-se interdisciplinar é o primeiro movimento em direção  a um fazer interdisciplinar  a um fazer interdisciplinar e a um pensar interdisciplinar”. Verificar que a palavra “ interdisciplinar ’’ é tida como palavra de ordem das propostas educacionais atuais, não só no Brasil como no mundo; Pois, é utilizada apenas no discurso, sem que os professores saibam realmente o que fazer com ele, sentindo-se perplexos frente à possibilidade de sua implementação na educação.
    A autora utiliza o termo “ iceberg” para clarear a estruturação de sua escrita, que se processa em três momentos elementos conceituais ( teoria); elemento da realidade (prática) e a exploração de possibilidades ( perpesctivas). A partir desses três conceitos pode-se observar a teoria quando referenda os fundamentos de uma pesquisa / prática / sala de aula / atitude interdisciplinar, ou seja, toda essa  teoria emergiu de uma prática vivenciada em sua totalidade.
   O projeto interdisciplinar permite que o individuo tenha sua própria autonomia, ou seja, esta imbuída do envolvimento e responsabilidade individual que o mesmo passa a ter. Isso implica em dizer, que o projeto em si, com as pessoas e com as instituições a ele pertencentes caracteriza a ousadia da busca, da pesquisa: que é a transformação da insegurança num exercício do pensar, num construir. Por isso, a interdisciplinaridade buscou conciliar a necessidade da mão de obra especializada.
  Para Ivani Fazenda as escolas se esforçam em criar projetos interdisciplinares, universidades se alvoroçam para criar grupos de estudo com especialistas nas diversas áreas dos conhecimentos e o mercado exige um profissional multidisciplinar, multitarefa. Entretanto, uma das expoentes da pesquisa da interdisciplinaridade no país, Ivani Fazenda faz uma alerta: “ Muitos dizem que fazem [ projetos interdisciplinares] mas poucos os fazem de forma consciente”, avisa. Por esse meio o projeto interdisciplinar surgiu para quebra esse tabu, e facilitar ao docente /aluno formar alguém a partir de tudo o que já estudou na sua vida, pois o objetivo dessa metodologia é procurar interconexões entre diversas disciplinas. Ela serve para dar visibilidade e movimento ao talento escondido que existe em cada um de nós.
     Ivani Fazenda analisa a interdisciplinaridade há 30 anos, a palavra In-ter-dis-ci-pli-na-ri-da-de é extensa e, Comum a duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento. “Se há interdisciplinaridade, há encontro, e a educação só tem sentido no encontro. A educação só tem sentido na “mutualidade”, numa relação educador-educando em que haja reciprocidade, amizade e respeito mútuo”. (Fazenda, Ivani. Interdisciplinaridade: qual o sentido?
    A educação interdisciplinar proporciona uma nova maneira diversificada perante do conhecimento, uma mudança de atitude em busca do contexto do conhecimento, há procura do ser como pessoa integral. A interdisciplinaridade propende garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites das disciplinas. Para isso, será preciso, como propõe Ivani Fazenda, “uma postura interdisciplinar”, que nada mais é do que uma atitude de busca, de inclusão, de acordo e de sintonia diante do conhecimento.
Segundo Ivani, todos os trabalhos do gênero devem-se eternidade de misturar intuitivamente geografia e química, matemática e português. O que é ser interdisciplinar, então? "É tentar formar alguém a partir de tudo que você já estudou em sua vida", afirma. O objetivo dessa metodologia, em sua opinião, também é bem mais profundo do que procurar interconexões entre as diversas disciplinas. Ela convém para "dar visibilidade e movimento ao talento escondido que existe em cada um de nós".
    Além dos benefícios já citados o método interdisciplinar proporciona diversidade na área trabalhista, no entanto o mercado na maioria das vezes  exige um profissional multidisciplinar, que possa realizar multitarefa viabilizando o crescimento da empresa.Um exemplo das contribuições da  interdisciplinaridade foi a criação de  um programa interdisciplinar de apoio ao trabalhador de enfermagem no qual obteve um ótimo resultado ,além de desenvolver programas de prevenção e manutenção da qualidade de vida no trabalho. Este estudo teve por objetivo demonstrar que as noções de
Interdisciplinaridades expressam uma compreensão de sentidos e conceitos, e que há uma interação entre alunos e professores, quando esta ocorre.
     A construção desta investigação contou com uma pesquisa bibliográfica que auxiliou sobremodo à reflexão ampliada do entendimento da interdisciplinaridade e sua importância para a práxis docente. Para esta finalidade foi necessário o estudo. O próprio conceito da interdisciplinaridade como medida adequada para a elucidação do mesmo e para saber sua origem.
    O conceito de interdisciplinaridade permanece irredutível a uma única apreensão retórica e que a sua prática é exercida mais por iniciativas individuais opor equipes de educadores do que procedimentos generalizados e incorporados às práticas pedagógicas. A polissemia da noção de interdisciplinaridade, por outro lado, reserva a cada iniciativa interdisciplinar seu estatuto próprio de entendimento teórico-prático, ainda que haja o consenso entre os estudiosos da mesma de que trata de desfragmentar o saber, ou seja, fazer com que as disciplinas dialoguem entre si a fim de que se perceba a unidade na diversidade dos conhecimentos, tanto.Em nível de pesquisas científicas quanto nas relações pedagógicas em sala de aula.Por isso, esta pesquisa presume que se perceba o valor da 10.
      Interdisciplinaridade e a necessidade de situar a importância da educação nos desafios, dúvidas, e interrogações da atualidade. Uma proposta de práxis como a interdisciplinaridade, não é adequada ou inadequada, pelos problemas e dificuldades que possam surgir no seu desenvolvimento, mas, sim, necessária e natural.Sendo assim encarar uma mudança na educação, como interdisciplinaridade, propõe uma atitude permanente de crítica e reflexão, de
compromisso e responsabilidade com a tarefa de educar. Não se devem esperar propostas, soluções salvadoras, nem extrair conclusões precipitadas de algum fracasso. A postura que os educadores devem adotar diante de mudanças na educação deve ser: pensar, refletir, criticar e valorizar o que esta acontecendo nos âmbitos escolares nos tempos de hoje e naqueles que virão. Nesse sentido, uma proposta como a interdisciplinaridade, a partir de reflexão, análise, avaliação de suas práticas vai procurar encontrar respostas cada vez mais adequadas às necessidades de aprendizagem dos alunos.
    Portanto pode-se afirmar que os educadores têm sempre que se aperfeiçoar, em busca da melhora da educação, então se espera que este artigo possa contribuir para uma reflexão mais profunda de todos aqueles que terão de uma forma ou outras responsabilidades específicas na formação de novas gerações,que contribuíram não apenas para alguns,mais sim para todos.


 BIOGRAFIA DE IVANI FAZENDA
 

        Ivani Fazenda pesquisa a interdisciplinaridade há 30 anos. Ela é autora de 18 livros na área e já orientou mais de 50 trabalhos, entre dissertações e teses, desde 1989 no GEPI/PUC/SP. Segundo Ela : "Já temos um material de alta qualidade de pesquisadores brasileiros para criar uma disciplina da interdisciplina",concluiu.
       Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1963), mestrado em Filosofia da Educaçao pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978) doutorado em Antropologia pela Universidade de São Paulo (1984).e livre docencia em Didática pela UNESP (1991). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora associada do CRIE(Centre de Recherche et intervention educative)da Universidade de Sherbrooke- Canadá,, membro fundador do Instituto Luso Brasileiro de Ciencias da Educação-Universidade de Evora- Portugal. Em dezembro de 2007 foi convidada para ser membro do CIRETt/UNESCO,- França. membro do comite cientifico da Revista E..Curriculum(www.pucsp.br/ecurriculum)e de várias revistas na área da Educação.Preside o conselho editorial de duas coleções de livros da Editora Papirus e tres da Edições Loyola, membro da Academia Paulista de Educação(cadeira 37). Coordena o GEPI- grupo de estudos e pesquisas em interdisciplinaridade, filiado ao CNPQ e outras instituições internacionais.Pesquisadora CNPQ- Nivel IB. . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: interdisciplinaridade, educacao, pesquisa, currículo e formação. (Texto informado pelo autor) no Curriculo Lattes.
Veja maiores informações sobre ela e suas produções no site do curriculo lattes. (http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual…






                   EQUIPE RESPONSÁVEL:
                            ADA APARECIDA MUNIZ,
                            CRISTIANE SANTOS BATISTA,
                            JOANE CLEISE PEREIRA e
                            TÂNIA REGINA GALVÃO.




Referências Bibliográficas
FAZENDA. Ivani. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro:
Efetividade ou ideologia? São Paulo: Loyola, 1992.11
FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 4 ed.
Campinas: Papirus, 1999.
FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: Um projeto em parceira. São Paulo, 1991.
FAZENDA, Ivani. Práticas interdisciplinares na escola. (ORG.) coordenadora-2
ed. São Paulo: Cortez,1993.

Um comentário:

  1. Bom dia, gostaria de saber sobre trabalhos e projetos que abordem a prática da interdiciplinariedade nas escolas pois estou fazendo doutorado sobre formação de professores para pratica interdisciplinar. Desde já agradeço a colaboração.

    ResponderExcluir

A SUA PARTICIPAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO DO NOSSO INTELECTO. MUITO OBRIGADO.